Intolerância à Lactose: Tudo que você precisa saber

• Dieta
  • Intolerância à Lactose: Tudo que você precisa saber

Milhões de americanos não conseguem digerir um certo açúcar no leite e nos produtos lácteos chamados lactose. Se você é um deles, você tem intolerância à lactose.

A condição não é prejudicial, mas pode ser desconfortável e pode ser embaraçosa. Não há cura, mas você pode administrá-la observando a quantidade de leite ou produtos lácteos que você bebe ou come.

Ser intolerante à lactose não é o mesmo que ser alérgico ao leite.

O que acontece no meu corpo se eu for intolerante à lactose?

Quando bebemos leite ou temos um produto à base de leite, a lactase no intestino decompõe o açúcar do leite. Em seguida, ele é absorvido pelo corpo através dos intestinos.

Mas as pessoas que são intolerantes à lactose não têm isso tão fácil. Nelas, a lactose não se decompõe. Em vez disso, ele passa para o cólon, onde se mistura com bactérias normais e fermentos. Pode causar gases, inchaço e diarreia.

Há alguns passos que você pode tomar para se testar:

Fique sem leite ou produtos lácteos durante algumas semanas.
Se os seus sintomas desaparecerem, traga os produtos lácteos de volta à sua dieta um pouco de cada vez para tomar nota de como você reage.
Se os seus sintomas continuarem depois de cortar os produtos lácteos – ou se eles voltarem – consulte o seu médico para saber o que se passa.

Acredite ou não, a maioria dos adultos em todo o mundo não consegue digerir o leite – 40% dos humanos deixam de produzir lactase suficiente para digerir o leite entre 2 e 5 anos de idade.

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Intolerância à lactose significa que o corpo não consegue digerir facilmente a lactose, um tipo de açúcar natural encontrado no leite e nos produtos lácteos. Esta não é a mesma coisa que uma alergia alimentar ao leite.

Quando a lactose se move através do intestino grosso (cólon) sem ser devidamente digerido, pode causar sintomas desconfortáveis, como gases, dor de barriga e inchaço.

Algumas pessoas que têm intolerância à lactose não podem digerir nenhum produto lácteo. Outros podem comer ou beber pequenas quantidades de produtos lácteos sem problemas.

Um grande desafio para as pessoas que são intolerantes à lactose é aprender a comer para evitar desconforto e para obter quantidade suficiente de cálcio para manter os ossos saudáveis.

O QUE CAUSA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não produz uma quantidade suficiente de uma enzima chamada lactase. Seu corpo precisa de lactase para quebrar, ou digerir, a lactose.

A intolerância à lactose ocorre mais frequentemente quando há história familiar da intolerância e os sintomas geralmente se desenvolvem durante a adolescência ou a idade adulta.

A maioria das pessoas com esse tipo de intolerância à lactose pode comer alguma quantidade de leite ou produtos lácteos sem problemas, mas essa quantidade varia de pessoa para pessoa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Os sintomas da intolerância à lactose podem ser leves a graves, dependendo da quantidade de lactase que seu corpo produz. Os sintomas geralmente começam 30 minutos a 2 horas depois de comer ou beber produtos lácteos.

Se você tem intolerância à lactose, seus sintomas podem incluir:

• Distensão abdominal

• Dor ou cólicas

• Borborismos ou barulhos em sua barriga

• Gases

• Fezes soltas ou diarreia

• Vômitos

Muitas pessoas que têm gases, dor de barriga, inchaço e diarreia suspeitam que podem ser intolerantes à lactose. A melhor maneira de verificar isso é evitar comer leite e produtos lácteos para ver se seus sintomas desaparecem. Se desaparecerem, você pode tentar adicionar pequenas quantidades de produtos lácteos para ver se seus sintomas voltam.

Pessoas que nunca tiveram problemas com leite ou produtos lácteos de repente têm intolerância à lactose. Isso é mais comum à medida que você envelhece.

Se pensa que pode ter intolerância à lactose, fale com o seu médico. Só ele pode ter certeza de que seus sintomas são causados ​​por intolerância à lactose e não por outro problema.

QUAIS SÃO OS EXAMES PARA DESCOBRIR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Um médico geralmente pode dizer se você tem intolerância à lactose fazendo perguntas sobre seus sintomas. Ele também pode pedir que você evite produtos lácteos por um curto período de tempo para ver se seus sintomas melhoram.

Às vezes, os médicos pedem um teste respiratório ou um exame de sangue para confirmar o diagnóstico. Estes são testes simples verificar para verificar se você está digerindo a lactose normalmente.

QUAL O TRATAMENTO PARA A INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Não existe cura para a intolerância à lactose. Mas você pode tratar seus sintomas evitando produtos lácteos. Algumas pessoas usam leite com lactose reduzida, ou eles substituem os produtos lácteos por leite de soja ou queijo de soja.

Algumas pessoas que são intolerantes à lactose podem comer alguns produtos lácteos sem problemas, especialmente os com menos quantidade de lactose.

Existem também suplementos dietéticos chamados lactase, que são produtos que ajudam a digerir a lactose.

Com o tempo, a maioria das pessoas que têm intolerância à lactose conhecem seus corpos bem o suficiente para evitar os sintomas.

Uma das maiores preocupações para as pessoas que são intolerantes à lactose é ter certeza de que elas ingerem quantidade suficiente de nutrientes encontrados nos produtos lácteos, especialmente o cálcio.

O cálcio é mais importante para crianças, adolescentes, mulheres grávidas e mulheres após a menopausa. Existem muitos alimentos não lácteos que contêm cálcio, incluindo:

• Brócolis, quiabo, couve e nabo

• Conservas de sardinha, atum e salmão

• Produtos de soja fortificados com cálcio, como leite de soja, tofu e soja

• Amêndoas

Certifique-se também de obter quantidade suficiente vitamina D, que ajuda o depósito de cálcio nos ossos. Ovos, fígado e iogurte também contêm vitamina D, e seu corpo produz vitamina D quando você passa algum tempo ao sol.

Converse com seu médico sobre a necessidade de reposição com suplementos de cálcio ou vitamina D.

Saiba mais:

10 fatos importantes sobre a Intolerância à Lactose​

Fontes:

[1] Deng Y, Misselwitz B, Dai N, Fox M. Lactose Intolerance in Adults: Biological Mechanism and Dietary Management. Nutrients. 2015 Sep 18;7(9):8020-35.

[2] https://consensus.nih.gov/2010/lactosestatement.htm