fbpx
Close

O que é cirrose?

O QUE É CIRROSE?

Cirrose é uma condição em que o fígado lentamente se deteriora e é incapaz de funcionar normalmente devido uma doença crônica, ou de longa duração.

O tecido cicatricial substitui o tecido hepático saudável e bloqueia parcialmente o fluxo de sangue através do fígado.

O fígado é o maior órgão interno do corpo. O fígado é chamado de fábrica metabólica do corpo por causa do papel importante que desempenha no metabolismo – a forma como as células transformam o alimento em energia depois que os alimentos são digeridos e absorvidos pelo sangue.

O fígado tem muitas funções, incluindo:

–  Recolher, armazenar e processar nutrientes dos alimentos – gordura, açúcar e proteínas – e entregá-los ao resto do corpo quando necessário
–  Produzir novas proteínas, como fatores de coagulação e fatores imunológicos
–  Produz a bile, que ajuda o corpo a absorver gorduras, colesterol e vitaminas
–  Remover os resíduos que os rins não podem remover, como gorduras, colesterol, toxinas e medicamentos

Um fígado saudável é essencial para a sobrevivência. O fígado pode regenerar a maioria de suas próprias células quando elas são danificadas. No entanto, se a lesão do fígado é muito grave ou de longa duração, a regeneração é incompleta, e o fígado cria um tecido cicatricial. A cicatrização do fígado, também chamada fibrose, pode levar à cirrose.

O acúmulo de tecido cicatricial que causa cirrose é geralmente um processo lento e gradual. Nos estágios iniciais da cirrose, o fígado continua a funcionar. No entanto, como a cirrose fica pior e as cicatrizes substituem o tecido mais saudável, o fígado começa a falhar.

A insuficiência hepática crônica, que também é chamada de doença hepática terminal, progride ao longo de meses, anos ou mesmo décadas. Com a doença hepática terminal, o fígado não pode mais realizar funções importantes ou efetivamente substituir as células danificadas.

Cirrose é a 12ª principal causa de morte nos Estados Unidos, respondendo por quase 32.000 mortes por ano. Mais homens morrem de cirrose do que as mulheres.

 

Saiba mais:

O que causa a Cirrose

Quais são os sintomas da Cirrose

Como tratar a Cirrose

Fonte:

[1] Murphy SL, Xu J, Kochanek KD. Deaths: final data for 2010. Centers for Disease Control and Prevention website. www.cdc.gov

[2] Wolf DC. Cirrhosis. Medscape website. http://emedicine.medscape.com

[3] O’Shea RS, Dasarathy S, McCullough AJ. Alcoholic liver disease. Hepatology. 2010;51(1):307–328.

[4] Gyamfi MA, Wan YJ. Pathogenesis of alcoholic liver disease: the role of nuclear receptors. Experimental Biology and Medicine. 2010;235(5):547–560.

[5] Centers for Disease Control and Prevention. CDC Health Information for International Travel 2014. New York: Oxford University Press; 2014.

[6] Makol A, Watt KD, Chowdhary VR. Autoimmune hepatitis: a review of current diagnosis and treatment. Hepatitis Research and Treatment. 2011:2011;1–11.

[7] Lok ASF, McMahon BJ. Chronic hepatitis B: update 2009. Hepatology. American Association for the Study of Liver Diseases website. www.aasld.org

Posts Relacionados