Tudo que você precisa saber sobre refluxo gastroesofágico

• Refluxo
  • Tudo que você precisa saber sobre refluxo gastroesofágico

O QUE É DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva crônica. O refluxo ocorre quando o ácido do estômago ou, ocasionalmente, o conteúdo do estômago, flui de volta para o tubo de alimentação (esôfago). Esterefluxo irrita o revestimento do seu esôfago e provoca a DRGE.

Os sintomas mais comuns do refluxo são queimação no estômago ou queimação no peito (azia). Esses dois sintomas são condições digestivas que muitas pessoas experimentam de vez em quando. Quando eles ocorrem pelo menos duas vezes por semana ou interferem com a sua vida diária, ou quando o seu médico pode descobre danos no seu esôfago, você pode ser diagnosticado comrefluxo.

A maioria das pessoas pode gerenciar o desconforto dorefluxo com mudanças de estilo de vida e algumas medicações. Mas algumas pessoas com refluxo podem precisar de medicamentos mais fortes, ou mesmo cirurgia, para reduzir os sintomas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

Os sinais e sintomas da Doença do Refluxo incluem:

• Uma sensação de ardor no peito (azia), às vezes se espalhando para a garganta, juntamente com um gosto azedo na boca

• Dor no peito

• Dificuldade em engolir (disfagia)

• Tosse seca

• Rouquidão ou dor de garganta

• Regurgitação de alimentos ou líquido azedo

• Sensação de um nódulo na garganta

Leia também sobre Gastrite Nervosa

QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO?

Procure atendimento médico imediato se sentir dor no peito, especialmente se tiver outros sinais e sintomas, como falta de ar ou dor na mandíbula ou no braço. Estes podem ser sinais e sintomas de um ataque cardíaco.

Marque uma consulta com o seu médico se tiver sintomas graves ou frequentes de DRGE. Se você tomar medicamentos para azia mais de duas vezes por semana, consulte o seu médico.

O QUE CAUSA A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

O refluxo é causado por um retorno do ácido do estômago para o esôfago.

Quando você engole, o esfíncter esofágico inferior – uma faixa circular de músculo em torno da parte inferior do esôfago – relaxa para permitir que o alimento e ou líquido fluam para baixo em seu estômago. Então, ele fecha novamente.

No entanto, se esta válvula relaxa anormalmente ou enfraquece, ácido do estômago pode fluir de volta para o esôfago, causando azia frequente. Às vezes isso pode acontecer tantas vezes que pode atrapalhar sua vida diária.

Este constante retorno de ácido pode irritar o revestimento do seu esôfago, fazendo com que ele se torne inflamado (esofagite). Ao longo do tempo, a inflamação pode desgastar o revestimento esofágico, causando complicações como sangramento, estreitamento esofágico ou esôfago de Barrett (uma condição pré-cancerosa).

QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

As condições que podem aumentar o risco de refluxo são:

• Obesidade

• Abaulamento do topo do estômago para cima no diafragma (hérnia hiatal)

• Gravidez

• Fumar

• Asma

• Retardo de esvaziamento estomacal

• Doenças dos tecidos conjuntivos, como a esclerodermia

COMO DIAGNOSTICAR A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

SEUS SINTOMAS: Seu médico pode ser capaz de diagnosticar DRGE com base em azia frequente e outros sintomas.

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA: A endoscopia é uma maneira de examinar visualmente o interior do esôfago e estômago. Durante a endoscopia, o médico insere um tubo fino e flexível equipado com uma luz e uma câmera (endoscópio) na garganta.

Seu médico também pode usar a endoscopia para coletar uma amostra de tecido (biópsia) para testes adicionais. A endoscopia é útil na busca de complicações do refluxo, como o esôfago de Barrett.

PHMETRIA ESOFÁGICA: Trata-se de um dispositivo para medir o ácido durante 24 horas. Esse dispositivo identifica quando, e por quanto tempo, ácido do estômago regurgita em seu esôfago. A pHmetria esofágica utiliza um tubo fino e flexível (cateter) que é colocado através de seu nariz em seu esôfago. O tubo se conecta a um pequeno computador que você usa em torno de sua cintura ou com uma alça sobre o ombro.

MANOMETRIA ESOFÁGICA: Trata-se de um teste para medir o movimento do esôfago. A manometria esofágica mede o movimento e a pressão no esôfago. O teste envolve colocar um cateter através de seu nariz até o seu esôfago.

QUAL É O TRATAMENTO PARA A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

O tratamento para a azia e para os outros sinais e sintomas de refluxo geralmente começa com medicações que controlam ácido (anti-ácidos). Se você não sentir alívio dentro de algumas semanas, seu médico pode recomendar outros tratamentos, incluindo medicamentos e em casos mais graves, até cirurgia.

5 dicas de dieta para melhorar sua Gastrite​

Além dos medicamentos algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência da azia. Considere tentar:

Manter um peso saudável. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o seu abdômen, empurrando seu estômago para cima, ajudando o ácido a retornar para seu esôfago. Se seu peso é saudável, trabalhe para mantê-lo. Se você está com sobrepeso ou obeso, trabalhe lentamente para perder peso.

Evite roupas apertadas. Roupas que se encaixam firmemente em torno de sua cintura podem aumentar pressão sobre o seu abdômen e sobre o esfíncter esofágico inferior.

Evite alimentos e bebidas que provoquem azia. Cada pessoa terá gatilhos específicos. Gatilhos comuns, como alimentos gordurosos ou fritos, molho de tomate, álcool, chocolate, hortelã, alho, cebola e cafeína podem piorar a azia. Evite alimentos que você sabe que irá desencadear a sua azia.

Comer refeições menores. Evite comer demais, comendo refeições menores.

Não se deite depois de uma refeição. Espere pelo menos três horas, depois de comer, antes de deitar ou ir para a cama.

Eleve a cabeça da sua cama. Se você tem azia a noite ou ao tentar dormir, coloque a gravidade para trabalhar para você. Coloque blocos de madeira ou cimento sob os pés de sua cama para elevar a cabeceira por cerca de 20 centímetros. Se não for possível elevar a sua cama, você pode colocar uma almofada entre o seu colchão e o lençol para elevar o seu corpo a partir da sua cintura. As almofadas estão disponíveis em farmácias e lojas de suprimentos médicos.

Não fumar. Fumar diminui a capacidade do esfíncter esofágico inferior de funcionar adequadamente.

Saiba mais:

Gastrite

Úlceras Gástricas

Gastrite Nervosa (Dispepsia Funcional)

Azia: descubra 10 hábitos simples que podem acabar ela!

Síndrome do Intestino Irritável: Terapias

Fonte: [1] www.medicalnewstoday.com