Síndrome do Intestino Irritável: sintomas, causas e tratamentos

• Intestino
  • Síndrome do Intestino Irritável: sintomas, causas e tratamentos

O QUE É SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

A Síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença comum que afeta o intestino grosso (cólon). Comumente provoca cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarreia ou constipação intestinal. A SII é uma condição crônica que você precisará gerenciar a longo prazo.

Mesmo que os sinais e sintomas sejam bastante desconfortáveis, a SII – ao contrário da colite ulcerativa e doença de Crohn, que são formas de doença inflamatória intestinal – não causa alterações no tecido intestinal nem aumentam o risco de câncer colorretal.

Apenas um pequeno número de pessoas com Síndrome do Intestino Irritável têm sinais e sintomas graves. Algumas pessoas podem controlar seus sintomas por meio de dieta, estilo de vida e controle do estresse. Outros precisarão de medicação e aconselhamento.

Leia também sobre Intolerância à Lactose

Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

Os sinais e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (ou SII) podem variar muito de pessoa para pessoa e muitas vezes se assemelham aos de outras doenças.

Entre os mais comuns estão:
• Dor abdominal ou cólicas
• Um sentimento de barriga inchada
• Gases
• Diarreia ou constipação intestinal – alternando, por vezes, episódios de constipação e diarreia
• Muco nas fezes

Para a maioria das pessoas, a Síndrome do Intestino Irritável é uma condição crônica, embora provavelmente haverá momentos em que os sinais e sintomas são piores e momentos em que melhorar ou até mesmo desaparecer completamente.

Leia também sobre Diarreia

O QUE CAUSA A SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

Não se sabe exatamente o que causa a Síndrome do Intestino Irritável, mas uma variedade de fatores desempenham um papel importante.

As paredes dos intestinos são revestidas com camadas de músculo que se contraem e relaxam em um ritmo coordenado. Assim elas podem mover alimentos de seu estômago através de seu trato intestinal para o seu reto.

Se você tem Síndrome do Intestino Irritável, as contrações podem ser mais fortes e durar mais do que o normal. Isso pode causar gases, inchaço e diarreia. Ou o oposto pode ocorrer, com contrações intestinais fracas há um retardo na passagem do alimento e a fezes ficam duras e secas.

Anomalias no seu sistema nervoso gastrointestinal também podem desempenhar um papel importante, fazendo com que você experimente um desconforto maior do que o normal quando seu abdômen se distende com gás ou fezes.

Sinais mal coordenados entre o cérebro e os intestinos podem fazer seu corpo reagir exageradamente às mudanças que normalmente ocorrem no processo digestivo. Essa reação exagerada pode causar dor, diarreia ou constipação.

Os estímulos variam de pessoa para pessoa

Estímulos que não incomodam outras pessoas podem desencadear sintomas em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável – mas nem todas as pessoas com a condição reagem aos mesmos estímulos.

Os estímulos mais comuns incluem:

• Alimentos: O papel da alergia ou intolerância alimentar na Síndrome do Intestino Irritável ainda não é claramente entendido. Muitas pessoas têm sintomas mais graves quando comem certos alimentos.

Uma vasta gama de alimentos tem sido implicada – chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas carbonatadas e álcool, para citar alguns.

• Estresse: A maioria das pessoas com Síndrome do Intestino Irritável acham que seus sinais e sintomas são piores ou mais frequentes durante períodos de maior estresse, como a ultima semana ou as primeiras semanas em um novo emprego. Mas o estresse pode agravar os sintomas, não causá-los.

• Hormônios: Como as mulheres têm o dobro da probabilidade de ter a Síndrome do Intestino Irritável, os pesquisadores acreditam que as alterações hormonais desempenham um papel nessa condição. Muitas mulheres acham que os sinais e sintomas são piores durante ou em torno de seus períodos menstruais.

• Outras doenças: Às vezes, uma outra doença, como um episódio agudo de diarreia infecciosa (gastroenterite) ou muitas bactérias nos intestinos (supercrescimento bacteriano), pode desencadear Síndrome do Intestino Irritável.

Tratamento para síndrome do intestino irritável

QUAL O TRATAMENTO DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

Porque não está claro o que causa a Síndrome do Intestino Irritável, o tratamento se concentra no alívio dos sintomas para que você possa viver tão normalmente quanto possível.

Na maioria dos casos, você pode com sucesso controlar os sinais e sintomas leves da síndrome do intestino irritável. Você deve aprender a gerenciar o estresse e fazer mudanças em sua dieta e estilo de vida. Tente evitar os alimentos que acionam seus sintomas. Também tente fazer exercícios físicos regularmente, beba bastante líquido e durma o suficiente.

Se seus problemas são moderados ou graves, você pode precisar de mais do que mudanças de estilo de vida. Seu médico pode sugerir medicamentos.

Alterações dietéticas:

• Eliminando alimentos ricos em gases: Se você tem inchaço abdominal ou estão passando quantidades consideráveis ​​de gases no seu intestino, o seu médico pode sugerir que você corte alguns itens da sua alimentação. Bebidas gaseificadas, vegetais – especialmente repolho, brócolis e couve-flor – e algumas frutas, devem ser evitadas.
• Eliminando o glúten: Pesquisas mostram que algumas pessoas com SII melhoram os sintomas de diarreia se parar de comer glúten (trigo, cevada e centeio). Esta recomendação permanece controversa, e as evidências ainda não são claras.
• Eliminando FODMAPs: Algumas pessoas são sensíveis a tipos de carboidratos como frutose, frutanos, lactose e outros, chamados FODMAPs (oligo-, di- e monossacarídeos e polióis fermentáveis). FODMAPs são encontrados em certos grãos, legumes, frutas e produtos lácteos.

No entanto, muitas vezes as pessoas não são incomodados por todos alimentos FODMAP. Você pode ser capaz de obter alívio de seus sintomas da Síndrome do Intestino Irritável com uma dieta sem FODMAPs.

Medicamentos:
Alguns medicamentos podem ser utilizados para reduzir os sintomas na Síndrome do Intestino Irritável. Somente o seu médico será capaz de orientá-lo quanto ao uso de medicamentos.
• Suplementos de fibras
• Medicamentos antidiarreicos
• Medicamentos anticolinérgicos e antiespasmódicos
• Antidepressivos ou ansiolíticos