Como os países estão tomando medidas mais fortes para conter a disseminação da COVID-19, a quarentena e o fechamento temporário de empresas pode afetar as práticas normais relacionadas à alimentação. Indivíduos saudáveis, assim como aqueles que apresentam sintomas de doenças respiratórias agudas, estão sendo solicitados a permanecer em casa. Isso tudo causa, sem dúvida, muita ansiedade e depressão.
Uma boa nutrição é crucial para a saúde, particularmente em tempos em que o sistema imunológico pode precisar lutar contra isso. O acesso limitado a alimentos frescos pode comprometer as oportunidades de continuar a comer uma dieta saudável e variada. Pode também potencialmente levar a um aumento do consumo de alimentos altamente processados, que tendem a ser ricos em gorduras, açúcares e sal. No entanto, mesmo com poucos e limitados ingredientes, é possível continuar a fazer uma dieta que suporte uma boa saúde.
Eu listei para você 12 alimentos que podem piorar a ansiedade. Você deve evitá-los sempre e prncipalmente neste momento de pandemia. São eles:
Suco de frutas
A fibra em frutas inteiras o satisfaz e retarda a maneira como seu sangue absorve energia. Sem essa fibra, você está apenas bebendo água com muito açúcar, que pode rapidamente te dar um impulso – e te derrubar com a mesma rapidez. Isso pode deixar você com fome novamente em pouco tempo. Isso não vai ajudar a ansiedade e a depressão. Coma sua fruta inteira. Quando você estiver com sede, beba água.
Refrigerante comum
As bebidas açucaradas como refrigerantes também têm uma ligação direta com a depressão. Se você deseja um refrigerante, experimente água gasosa com um pouco de limão. Isso lhe dará uma solução borbulhante sem muito do que você não precisa.
Refrigerante dietético
Sem açúcar, então não há problema, certo? Não exatamente. Você pode não ter a queda de energia que vem com a ingestão de açúcar em excesso, mas o refrigerante dietético pode deixá-lo deprimido. Na verdade, pode fazer você se sentir mais deprimido do que quando ingere o refrigerante com açucar, como você pode ver aqui: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/pesquisa-liga-bebidas-diet-a-maior-risco-de-depressao.html .
Torradas
Espere, torradas?! Se for feito de pão branco, sim. A farinha branca altamente processada de que é feita se transforma rapidamente em açúcar no sangue depois que você a come. Isso pode causar picos de energia que podem ser ruins para a ansiedade e a depressão. Você pode ter sua torrada – e comê-la, também. Basta usar o pão integral.
Molho “light”
Você já deve evitar alguns molhos processados e marinados carregados com açúcar, muitas vezes listados como “xarope de milho com alto teor de frutose”. Mas e os adjetivos “light” ou “sem açúcar”? Muitos recebem sua doçura do aspartame, um adoçante artificial ligado à ansiedade e à depressão. Verifique os ingredientes ou, melhor ainda, faça seu molho em casa a partir do zero.
Ketchup
É principalmente tomates, certo? Bem, sim, e açúcar, muito açúcar. Quatro gramas por colher de sopa, para ser exato. E os Ketchups “light” podem ter adoçantes artificiais que podem estar ligados à ansiedade e à depressão. Prefira sempre o molho de tomate caseiro. Quer uma pequeno dica? Acrescente um pouco de pimenta-caiena.
Café
Se você não estiver acostumado a tomar café, a cafeína que contém pode deixá-lo nervoso e ansioso. Ela também pode arpalhar seu sono. Nem ajuda na ansiedade nem na depressão. A retirada da cafeína também pode fazer você se sentir mal. Se você acha que isso lhe causa problemas, corte a cafeína de sua dieta lentamente. Se você estiver bem com ela, ou beber descafeinado, o café pode realmente ajudá-lo a se sentir menos deprimido.
Bebidas energéticas
Eles podem causar ritmos cardíacos estranhos, ansiedade e problemas de sono. Isso porque nem sempre é fácil conhecer os altos níveis de cafeína escondidos em ingredientes como o guaraná. Essas bebidas muitas vezes também têm muito açúcar ou adoçantes artificiais. Beba água se você estiver com sede. Quer um pouco de açúcar? Coma um pedaço de fruta.
Bebidas alcoólicas
Até mesmo um pouco de álcool pode estragar seu sono. O pouco descanso pode aumentar a ansiedade e causar depressão. Dito isto, uma bebida pode acalmar seus nervos e torná-lo mais sociável. Isso pode ser bom para sua saúde mental. O segredo é a dosagem: Uma dose por dia para as mulheres, e duas por dia para os homens, é o limite máximo.
Sorvetes
É o açúcar, certo? Bem, sim, mas não é só isso. Também está carregado com cerca de 2 gramas de “gorduras trans” por porção. Estão ligadas à depressão. Às vezes chamados de “óleos parcialmente hidrogenados”, também estão em frituras, massa de pizza, bolos, biscoitos e bolachas. Verifique os seus rótulos. Se você come gordura, faça com que seja do tipo “bom” que você encontra em alimentos como peixe, azeite de oliva, nozes e abacate. Esses podem levantar o seu humor.
Molho de Soja
Este é apenas para pessoas sensíveis ao glúten. Além de pães, macarrão e bolos, também está em alimentos processados, como molho de soja. Se você é sensível ao glúten, pode causar ansiedade ou depressão. Também pode fazer você se sentir lento e não no seu melhor. Verifique os rótulos e tente manter-se afastado.
Alimentos processados
Se você come muita carne processada, alimentos fritos, cereais refinados, doces, pastelaria e laticínios com alto teor de gordura, é mais provável que você esteja ansioso e deprimido. Uma dieta cheia de grãos, frutas, legumes e peixes ricos em fibras integrais pode ajudar a manter a sua quilha mais equilibrada.
Leia Também:
- Entenda a Importância da Avaliação Genética na Gordura no Fígado: O Papel do Gene PNPLA3 e o Trabalho do Dr. Quelson Coelho
- 10 maneiras de acabar com a Gastrite
- 10 coisas que o seu médico de estômago gostaria que você soubesse
- O que não pode comer com gordura no fígado?
- O que fazer para eliminar a Gordura no Fígado?