fbpx
Close

Câncer gástrico: sintomas, causas e tratamentos

  • Home
  •  / 
  • Blog
  •  / 
  • Gastrite
  •  / 
  • Câncer gástrico: sintomas, causas e tratamentos

O Câncer Gástrico desenvolve-se lentamente e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas na fase inicial. Uma úlcera não tratada a tempo pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento do câncer. Além disso, alguns sintomas, gerados pelo tumor maligno, são comuns a outras doenças, o que pode resultar em diagnóstico tardio do câncer, complicando, ainda mais, o tratamento da doença.

___

Principais sintomas do Câncer Gástrico

Vários sintomas desse tipo de câncer são comuns a outras doenças. Por esta razão, muitos pacientes demoram a marcar uma consulta com um médico especialista em doenças do aparelho gastrointestinal. É fundamental observar se os sintomas são persistentes e buscar ajuda médica o quanto antes. Nenhum medicamento deve ser tomado sem receita médica para não mascarar a doença. Ocorrências que merecem mais atenção:

  • Dor abdominal persistente
  • Náuseas, vômitos e azia frequentes
  • Prisão de ventre ou diarréia
  • Redução do apetite
  • Emagrecimento sem motivo
  • Cansaço e fraqueza
  • Fezes com sangue
  • Sensação de estômago sempre cheio

____

Causas do Câncer Gástrico

O Câncer Gástrico pode se originar a partir de uma úlcera, gastrite crônica, infecção bacteriana, atrofia gástrica, alimentação inadequada (embutidos e produtos industrializados, com alta carga de conservantes e corantes), alcoolismo, fatores genéticos, entre outras causas. Além disso, é importante saber que o câncer pode surgir em decorrência da metástase de um tumor maligno, localizado em órgãos ou tecidos próximos.

____

Como descobrir o Câncer Gástrico

Na primeira consulta, o médico avalia os sintomas relatados pelo paciente e solicita os exames laboratoriais e a endoscopia. Ultrassonografia e tomografia computadorizada são exames de imagem que complementam o diagnóstico. Para confirmar se o tumor é câncer ou não, será necessário realizar a biópsia de um tecido.

___

Como tratar o Câncer Gástrico

O plano de tratamento do Câncer Gástrico depende do quanto o tumor avançou, e se atingiu outros órgãos ou não. Fazem parte do tratamento oncológico: a quimioterapia e a radioterapia, que ajudam a aliviar os sintomas, reduzir o tamanho do tumor e eliminar células cancerígenas que possam ter alcançado outras partes do corpo.

Dependendo da gravidade, o médico pode optar pela remoção total do estômago e gânglios linfáticos. Mesmo no estágio inicial, a cirurgia é o tratamento mais eficaz, podendo ser realizada através da ressecção endoscópica da mucosa do estômago. Mesmo que não haja chance de cura total, a gastrectomia parcial ou total é indicada para evitar o bloqueio do estômago, devido ao crescimento do tumor, e a ocorrência de hemorragias.

O check-up anual e hábitos saudáveis são indispensáveis à prevenção do Câncer Gástrico e outras doenças que atingem o aparelho digestivo. É importante excluir do cardápio produtos industrializados e aumentar o consumo de alimentos naturais como hortaliças, legumes e frutas. Buscar tratamento para o tabagismo e a dependência alcoólica é outra medida essencial para preservar o organismo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como gastroenterologista em Belo Horizonte.

___

Leia também:

Omeprazol causa demência?

Queimação no estômago: o que eu preciso saber

Cirrose tem cura? Descubra aqui.

Intolerância ao leite: sintomas e tratamento

Tire suas dúvidas sobre Hepatite C Crônica

Intolerância à Lactose: Tudo que você precisa saber

Hérnia de Hiato: sintomas, diagnóstico e tratamento

7 sintomas de gastrite crônica

___

Fonte: https://www.sciencedaily.com

Posts Relacionados

Deixe uma resposta