Os divertículos são estruturas tipo bolsa que se formam na parede do intestino grosso. Quando o intestino grosso contém divertículos, a condição é chamada de diverticulose. É geralmente inofensivo e não causa problemas.
O que são Divertículos?
A diverticulose é uma condição em que se formam pequenas bolsas, denominadas divertículos, na parede de qualquer porção do trato digestivo. Estas bolsas ocorrem quando a camada interna do trato digestivo exerce pressão através de pontos enfraquecidos da camada externa.
As bolsas associadas com a diverticulose são mais frequentes na região inferior do intestino grosso. Algumas pessoas apresentam apenas alguns divertículos pequenos do lado esquerdo do cólon, enquanto outros podem apresentar envolvimento da maior parte do cólon.
O que causa os Divertículos?
A causa do desenvolvimento dos divertículos está provavelmente relacionada com a alimentação pobre em fibra. O intestino movimenta as fezes por meio de ligeiras contrações da parede muscular. As fezes têm maior tendência a ser mais secas e mais difícil de mobilizar se a alimentação for pobre em fibras, e os músculos intestinais têm de exercer maior pressão. Este aumento da pressão pode empurrar determinadas áreas do revestimento interno e formar os divertículos.
Quais são os sintomas dos Divertículos?
A maior parte das pessoas com diverticulose não têm consciência da sua condição, uma vez que geralmente esta não causa sintomas. É possível que algumas pessoas com diverticulose tenham distensão abdominal, cólicas abdominais ou constipação intestinal devido à dificuldade em movimentar as fezes através da região do cólon afetada.
Como é feito o diagnóstico dos Divertículos?
Uma vez que a maior parte das pessoas não apresenta sintomas, a diverticulose é frequentemente encontrada de forma acidental, durante a avaliação para outra condição ou durante um exame de rastreio para deteção de pólipos.
Um Gastroenterologista pode visualizar diretamente os divertículos no cólon durante uma colonoscopia ou sigmoidoscopia. Ambos os exames compreendem a inserção de um tubo flexível com uma câmara na extremidade, através do reto para visualização direta das estruturas intestinais. A diverticulose pode ser detetada em outros exames de imagem, como Tomografia Computorizada ou radiografia com ingestão de bário.
Qual o tratamento da Diverticulose?
Uma vez que a diverticulose geralmente não apresenta sintomas, não existe necessidade de tratamento.
Contudo é aconselhada a realização de uma dieta rica em fibras. A ingestão de fibras é aconselhada para todo mundo, e o objetivo deve estar compreendido entre 18-30 gramas de fibras diárias. As fibras ajudam a formar fezes consistentes e macias e ajudam a prevenir a constipação intestinal, bem como ajudam a prevenir a formação de divertículos adicionais, e complicações associadas a estes.
Quais são as complicações dos Divertículos?
A diverticulose pode conduzir ao desenvolvimento de diversas complicações como inflamação e infeção (chamada diverticulite), hemorragias ou obstrução intestinal, no entanto não aumenta a predisposição para câncer. A diverticulite pode ocorrer quando um ou mais divertículos se tornam inflamados ou infeccionados, e pode causar dor abdominal localizada, sensibilidade ao toque e febre, entre outros sintomas.
A diverticulite pode exigir hospitalização para controle dos sintomas, mas se não for tratada pode causar a disseminação da infeção para outros tecidos adjacentes, e causar infeção adicional (peritonite, por exemplo). Ataques repetidos de diverticulite podem necessitar da remoção cirúrgica da porção do intestino afetada.
Leia também:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Ola!Fui diagnósticada com diverticulite. Sinto dor nao lado direito no baixo ventre. Existe tratamento ? Ou é somente a dieta de fibras? Obrigada!!
Olá Simone. O tratamento de Diverticulite é com antibióticos. Mas é necessário saber se essa dor que você sente é por causa de Diverticulite. Abraços.
Fui diagnósticado com diverticulose colônia. Tive uma crise de diverticulite. O tempo passou fiz a colonoscopia e retirei um pólipo hiperplasico, fiz biópsia e foi somente o pólipo. Contudo ainda sinto dores do lado esquerdo 75 dias pra ser sincero . Começa com umas pontadas e depois a dor. Sou motorista e voltei a trabalhar com dor, o gastro disse apenas que podem ser fezes nós diverticulos. E tomar tropinal qdo dor.
Para administrar a diverticulose e evitar inflamações/infecções basta a dieta rica em fibras doutor?
Obrigada!