Dr Quelson Coelho – Gastroenterologista e Hepatologista

Sumário

gastrite

Gastrite é um termo geral para um grupo de condições com uma coisa em comum: uma inflamação do revestimento do estômago.

Essa inflamação é, na maioria das vezes, o resultado da infecção com a mesma bactéria que causa a maioria das úlceras do estômago. O uso regular de certos analgésicos e o consumo excessivo de álcool também podem contribuir para a dor no estômago

Ela pode ocorrer de repente (aguda), ou aparecer lentamente ao longo do tempo (crônica). Em alguns casos, pode levar a úlceras e a um aumento do risco de câncer do estômago. Para a maioria das pessoas, no entanto, essa não é uma doença grave e melhora rapidamente com o tratamento.

Atenção!

Se você faz uso de Omeprazol ou qualquer outro medicamento para o estômago e ainda sente, dor no estômago, refluxo, gases, arrotos, má digestão, barulhos, diarréia ou intestino preso você precisa consultar urgente com um especialista para fazer o tratamento correto!

Qual o médico de Gastrite?

O médico especialista em Gastrite é o Gastroenterologista.

 

Dr Quelson Coelho é Médico de Gastrite em BH. Atende atualmente no consultório na cidade de Belo Horizonte. É, ainda, Médico Gastroenterologista do Hospital Felício Rocho onde atende pacientes com inflamação no estômago.

 

Dr Quelson Coelho é Gastroenterologista com Mestrado pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG).

 

Para agendar uma consulta com um especialista em dor no estômago é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico. O site Doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre um médico Gastroenterologista. 

 

O Dr Quelson é o Médico Gastroenterologista melhor avaliado com Certificado de Excelência pelo Doctoralia por 4 anos seguidos. Ele possui mais de 250 avaliações 5 estrelas.

 

Veja depoimentos reais de pacientes que já consultaram com o Dr Quelson Coelho:

médico gastro, gastrologista, gastro médico excelente médico hepatologista
médico gastro, gastrologista, gastro médico dr quelson hepatologista
médico gastro, gastrologista, gastro médico hepatologista com experiência
médico gastro, gastrologista, gastro médico hepatologista pontual

Agende uma consulta agora com o Dr Quelson Coelho especialista em gastrite:

Quais são os tipos de gastrite?

Os especialistas identificaram muitos tipos de problemas no estômago, que têm causas diferentes.

 

Esses problemas podem ser crônicos, de desenvolvimento lento e duradouro, ou agudas, de desenvolvimento súbito e de curta duração. Algumas formas são erosivas, o que significa que desgastam o revestimento estomacal e causam quebras superficiais, chamadas erosões, e úlceras. Outras formas são não erosivas.

 

Os tipos comuns de gastrite são:

  • Gastrite por H. pylori
  • Gastrite Nervosa
  • Gastropatia reativa (por medicamentos, por exemplo)
  • Gastrite auto-imune.
 

O que é Gastrite Crônica?

Gastrite Crônica é uma Inflamação da mucosa gástrica que dura mais de três meses, apresentando uma evolução lenta. Essa inflamação pode ocorrer em homens e mulheres e em qualquer idade.

 

As principais causas são:

  1. Bactéria H pylori
  2. Uso de medicamentos
  3. Alimentação inadequada
  4. Estresse

 

Ainda existem outros fatores que desencadeiam o surgimento da doença: a presença de doenças autoimunes, doenças inflamatórias, vírus (como o HIV), ingestão de álcool em excesso, uso de cigarro, etc. Caso o uso de algumas dessas substâncias seja constante, ou se a pessoa não trata a doença autoimune de maneira correta, as chances de uma gastrite crônica são grandes.

O que é Gastrite Nervosa?

A ansiedade ou outros fatores emocionais podem causar todos os sintomas porém sem uma inflamação importante no estômago. Esse caso é conhecido popularmente como Gastrite Nervosa. O nome mais correto seria Dispepsia Funcional.

 

Você deve suspeitar que está com Dispepsia Funcional em dois casos principais:

1 – Quando faz o tratamento para o estômago e os sintomas não melhoram.

2 – Quando você está sentindo muito incômodo e a endoscopia é normal ou com poucas alterações (chamada de gastrite enantematosa – por exemplo).

 

É importante saber que existem tratamentos específicos para a Dispepsia Funcional que são, algumas vezes, diferentes do tratamento de outros problemas gástricos.

 


O que é Gastrite Atrófica?

A Gastrite Atrófica é uma doença Autoimune. Ela se desenvolve quando seu corpo produz anticorpos que atacam as células saudáveis do estômago por engano.

 

Anticorpos são proteínas que ajudam seu corpo a reconhecer e combater infecções. Eles normalmente atacam substâncias nocivas, como bactérias e vírus.

 

Neste caso, os anticorpos em pessoas com com esse autoimune visam erroneamente as células estomacais responsáveis pela produção de sucos ácidos que ajudam na digestão.

 

Os anticorpos também podem atacar uma substância conhecida como fator intrínseco. O fator intrínseco é uma proteína liberada pelas células do estômago que ajuda a absorver a vitamina B-12.

 

A falta de fator intrínseco pode causar uma doença chamada anemia perniciosa. Nesta doença, uma deficiência de B-12 torna difícil ou impossível para seu corpo produzir glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente.

Quais são os sintomas da Gastrite?

Em sua grande maioria, os pacientes costumam apresentar uma dor na região superior do abdômen, principalmente em períodos que você fica sem se alimentar.

 

A consulta com o Gastroenterologista é de extrema importância para que seja dado início ao tratamento assim que algum sintoma surja, impedindo a formação de úlceras gástricas ou ainda maiores complicações para a saúde do paciente.

 

Existem casos em que uma metaplasia intestinal e uma atrofia gástrica acontecem, podendo evoluir para o Câncer Gástrico.

 

Além dessa dor no abdômen podem haver outros sintomas:

  • Dor de estômago
  • Náuseas
  • Inchaço abdominal
  • Sensação de estômago cheio
  • Dor abdominal
  • Vômitos
  • Má digestão
  • Sensação de queimação no estômago entre as refeições ou à noite
  • Soluços
  • Perda de apetite
  • Eructação frequente (arrotos)

 

 


Gastrite é Hereditária?

Pode-se dizer que é uma doença hereditária. Na verdade, existem várias causas para essa doença e o fator hereditário é um deles.

 

Se você tem parentes próximos (pai, mãe ou irmãos) que tem problema de estômago, você tem mais chance de desenvolver o problema. Neste caso você deve evitar os outros fatores que aumentam a chance de você ter problemas no estômago. Assim, mesmo com o fator hereditário presente, você pode evitar de desenvolver a doença.

 

A seguir eu cito quais seriam esses fatores que você deve evitar para desenvolver essa doença.

 

O que pode causar a Gastrite?

Os fatores que causam são:

Infecção bacteriana: Embora a infecção pela bactéria Helicobacter pylori esteja entre as infecções humanas mais comuns no mundo, apenas algumas pessoas infectadas com ela desenvolvem inflamação no estômago ou um distúrbio estomacal semelhante. Acredita-se que a lesão causada por essa bactéria vai depender da predisposição genética da pessoa ou dos seus hábitos de vida como alimentação, fumo ou estresse.

Uso regular de antinflamatórios: Os analgésicos comuns – como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco ou naproxeno – podem inflamar o estômago. O uso destes medicamentos pode diminuir uma substância que protege o estômago do ácido que ele produz. Os riscos podem diminuir se você usar esses medicamentos somente ocasionalmente.

Idade avançada: Os adultos mais velhos têm um risco maior de desenvolver a doença. Isso porque o revestimento do estômago tende a diminuir com a idade e porque os adultos mais velhos são mais propensos a ter infecção pelo H. pylori ou doenças autoimunes.

Uso excessivo de álcool: O álcool pode irritar o revestimento do seu estômago, tornando-o mais sensível aos sucos digestivos.

Estresse: Estresse grave devido a grandes cirurgias, lesões, queimaduras ou infecções graves podem causar inflamação no estômago.

Seu próprio corpo ataca as células do estômago: este tipo de inflamação no estômago ocorre quando seu corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Isso produz uma reação do seu sistema imunológico que pode desgastar a barreira protetora do seu estômago.

Ansiedade: A ansiedade ou outros fatores emocionais podem causar todos os sintomas porém sem uma inflamação importante no estômago. 

Quais são os exames para Gastrite?

Você pode estar se perguntando Como saber se a pessoa tem gastrite?

 

Para fazer o diagnóstico, o seu médico irá rever o seu histórico pessoal e familiar, realizar uma avaliação física completa. Nem sempre é necessário realizar outros tipos de exames. Em alguns casos, o médico pode recomendar um dos seguintes testes:

Endoscopia Digestiva Alta: Um endoscópio é um tubo fino contendo uma pequena câmera que é inserido através de sua boca até o seu estômago para olhar o revestimento do estômago. O médico irá verificar a existência de inflamação e pode realizar uma biópsia, um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido é removido e, em seguida, enviar para um laboratório para análise. Nem sempre é necessária a realização da endoscopia.

Testes para H. pylori: O seu médico pode recomendar testes para determinar se você tem a bactéria H. pylori. Que tipo de teste que você deve realizar, depende da sua situação.  O teste mais comum, é o Teste Respiratório para H pylori.

Gastrite tem cura?

Gastrite tem cura! Basta eliminar a causa desse problema.

 

Não adianta simplesmente tomar medicamentos como Omeprazol ou Pantoprazol, se você não eliminar o que está causando a inflamação no estômago. 

 

O seu médico é capaz de investigar e descobrir a possível causa da sua doença no estômago. A partir daí pode-se fazer o tratamento correto.

 


Tratamento para gastrite? Como acabar com a Gastrite?

5 maneiras de acabar com a Gastrite:

  1. A cura está diretamente ligada à investigação e ao tratamento de suas causas.
  2. A inflamação causada por drogas antinflamatórias ou álcool pode ser aliviada ao parar o uso dessas substâncias.
  3. A infecção por H. pylori é tratada com antibióticos.
  4. Para a Gastrite Nervosa existem medicamentos específicos, chamados Neuromoduladores que conseguem aliviar todos os sintomas.
  5. Na maioria dos casos, você pode tomar medicamentos que tratam ácido do estômago para reduzir seus sinais e sintomas.
 

Medicamentos para Gastrite:

  • Medicamentos antibióticos para matar H. pylori
  • Medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cicatrização
  • Antiácidos que neutralizam o ácido do estômago
  • Medicamentos neuromoduladores
 

O que é bom tomar quando a gastrite ataca?

Os antiácidos são medicamentos que neutralizam o ácido do estômago para aliviar a indigestão e a azia.

 

Eles vêm como um líquido ou comprimidos mastigáveis e podem ser comprados em farmácias sem receita médica.

Quando são usados, os antiácidos podem ajudar se você tiver: indigestão, azia ou refluxo ácido. Mas não tratam a causa subjacente e o uso a longo prazo não é recomendado.

 

Fale com um Gastroenterologista se você achar que precisa tomar antiácidos regularmente.

 

Muitos tipos diferentes de antiácidos estão disponíveis. Alguns são vendidos sob um nome de marca e outros têm o nome do ingrediente principal.

 

Os ingredientes a serem procurados incluem:

  • Hidróxido de alumínio
  • Carbonato de magnésio
  • Trisilicato de magnésio
  • Hidróxido de magnésio
  • Carbonato de cálcio
  • Bicarbonato de sódio

Alguns antiácidos também contêm outros medicamentos, como um Alginato (que reveste seu esófago com uma camada protetora) e Simeticona (que reduz a flatulência).

 


O que é bom para tratar a gastrite? Dieta para quem tem Gastrite Aguda.

Mudanças na sua dieta também podem ajudar a melhorar os seus sintomas. O que não pode comer quando está com gastrite? e O que pode piorar a gastrite?

  • Alimentos picantes
  • Álcool
  • Café e outras bebidas e bebidas que contenham cafeína (por exemplo, colas e chás)
  • Alimentos gordurosos
  • Alimentos fritos
  • Várias refeições pequenas por dia também pode ajudar os sintomas.

Uma confusão muito frequente é a Intolerância à Lactose. Dessa forma, se a pessoa não tem nenhuma intolerância quem tem gastrite pode tomar leite.

Respostas de 16

  1. Boa Noite Dr. Quelson Coelho
    Queria saber de vossa pessoa se a maca peruana provoca dor no estômago pois depois que passei a fazer uso da mesma quase todo dia tenho dores no estômago.
    Obrigado

  2. Olá boa tarde, foi de extrema importância e valorosa suas informações, exatamente td isso qui sinto . Já fiz todos os exames inclusive a endoscopia e devida a situação que vivemos desse vírus não pude tratar , eu nunca tive uma crise de sentir dores queimações só agora estou mal . Obrigada de Quelson.

  3. Boa tarde! Dr estou sentindo um mal estar é como se estivesse com uma bolha no estômago as vezes a noite costuma vir com intensidade e da uma queimação no estômago até mesmo para tomar água tem horas que ruim tem que ser aos poucos o que pode ser.
    Agradecido pela atenção e aguardo retorno.
    Att.Edilson

  4. Ola boa noite doutor ! Fiz endoscopia e deu pangastrite crônica moderada associado a h pylori ,fiz o tratamento por 14 dias isso já tem 2 meses e ainda continuo com falta de apetite fiz o exame de respiração pra saber se a bactéria morreu e deu negativo para bactéria será que a falta de apetite e fraqueza ainda e da gastrite desde já agradeço

    1. Olá Lais. Os sintomas relacionados ao H pylori podem permanecer até 6 meses após o tratamento. Então, se a infecção pelo H pylori for a causa dos seus sintomas, terá que espperar até 6 meses para acabar os sintomas.

  5. Meu estômago foi muito
    Queima e chego a sentir um ácido em minha garganta. Gostaria de uma dieta pra meu controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *