Dr Quelson Coelho – Gastroenterologista e Hepatologista

O QUE É HÉRNIA DE HIATO?

Hérnia de Hiato é a passagem de uma parte do estômago pela abertura do diafragma. Normalmente, por essa abertura, só passa o esôfago.

A causa da Hérnia de Hiato normalmente é desconhecida, mas pode ser causada pelo enfraquecimento das faixas de tecido que estão ligadas entre o esôfago e o diafragma.

Mais de 40% das pessoas nos Brasil têm Hérnia de Hiato. A frequência aumenta com a idade, chegando a afetar até 60% dos indivíduos com mais de 60 anos de idade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA HÉRNIA DE HIATO?

A maioria das Hérnias de Hiato são pequenas e a maioria das pessoas que as possui não tem sintomas.

O maior problema das Hérnia de Hiato é que elas favorecem o aparecimento da Doença do Refluxo. E aí surgem os sintomas.

Saiba mais sobre a Doença do Refluxo.

Inclinações, esforços e levantar objetos pesados pioram os sintomas da Doença do Refluxo, assim como a gestação.

Quando há uma Hérnia de Hiato de grande tamanho, podem aparecer sintomas como: dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade para engolir.

Em raras ocasiões, apresenta-se uma hemorragia microscópica ou intensa no revestimento interno da hérnia, em qualquer um dos tipos de Hérnia de Hiato.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA HÉRNIA DE HIATO?

Uma Hérnia do Hiato de pequenas dimensões habitualmente não causa sintomas e é detetada em exames solicitados por outro motivo.

A Hérnia do Hiato é, habitualmente, diagnosticada durante a realização de uma Endoscopia Digestiva Alta.

Por vezes esta alteração pode, também, ser detetada em exames de imagem como é o caso da Tomografia de Tórax ou Abdome ou através do estudo contrastado do esôfago e do estômago.

QUAL O TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE HIATO?

As Hérnias de Hiato que não causam sintomas não necessitam de tratamento.

Se ocorrerem sintomas de refluxo, os médicos administram um inibidor da bomba de prótons, que evita a produção de ácido (veja aqui o tratamento para o Refluxo).

Algumas ações úteis para tratar o refluxo. Elevar a cabeceira da cama ao dormir, fazer pequenas refeições, perder o excesso de peso são alguns exemplos. Além disso, parar de fumar, não se deitar nem fazer exercícios após as refeições podem aliviar os seus sintomas.

Eliminar ou limitar a ingestão de bebidas que contenham ácido (como suco de laranjas e refrigerantes à base de cola). Diminuir o consumo de álcool, café e certos alimentos (como cebolas e alimentos temperados, ácidos e com gordura) também é recomendado.

Uma Hérnia de Hiato de grande tamanho que cause sintomas pode ser corrigida cirurgicamente.

A cirurgia pode ser feita por meio de uma pequena incisão no tórax ou no abdômen pela qual instrumentos finos e uma pequena câmera de vídeo são inseridos (cirurgia toracoscópica ou laparoscópica).

Leia também:

Respostas de 3

  1. Gostei do seu artigo,muito esclarecedor. Deu para tirar minhas dúvidas. Porém gostaria de saber se uma pessoa com 30 anos de idade e que apresente a doença, pode se submeter à cirurgia.
    Aguardo resposta. Obrigada

    1. Olá Vera,
      Que bom que gostou do texto!
      Para fazer a cirurgia, é preciso passar por uma avaliação. Se não houver nenhum problema, uma pessoa de 30 anos pode fazer a cirurgia sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *