Dr Quelson Coelho – Gastroenterologista e Hepatologista

Sumário

Síndrome do intestino Irritado (também chamada de Síndrome do Intestino Irritável ou pela sigla SII) é um distúrbio comum que afeta o intestino grosso. Sinais e sintomas incluem cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarréia ou constipação, ou ambos.

Intestino Irritável é uma condição crônica que você vai precisar para gerenciar a longo prazo.

Apenas um pequeno número de pessoas com SII têm sinais e sintomas graves. Algumas pessoas podem controlar os seus sintomas através da gestão da dieta, estilo de vida e estresse. Os sintomas mais graves podem ser tratados com remédios!
sindrome do intestino irritado

Qual o médico de intestino irritado que eu devo consultar?

O médico especialista em Síndrome do Intestino Irritado é o gastroenterologista.

Dr Quelson Coelho é Gastroenterologista especialista em SII com Mestrado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para agendar uma consulta com um médico especialista em Síndrome do Intestino Irritado é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com o médico. 

O Dr Quelson é o Gastroenterologista Especialista em Síndrome do Intestino Irritável melhor avaliado com Certificado de Excelência pelo Doctoralia por 4 anos seguidos. Ele possui mais de 250 avaliações 5 estrelas de pacientes que tinham muitos sintomas da SII e melhoraram muito a sua vida após a consulta e o tratamento.

Veja depoimentos reais de pacientes que já consultaram com o Dr Quelson Coelho:

médico gastro, gastrologista, gastro médico excelente médico hepatologista
médico gastro, gastrologista, gastro médico dr quelson hepatologista
médico gastro, gastrologista, gastro médico hepatologista com experiência
médico gastro, gastrologista, gastro médico hepatologista pontual

Você pode ver mais depoimentos reais de pacientes que consultaram com o Dr Quelson Coelho CLICANDO AQUI

Agende uma consulta agora com o Dr Quelson Coelho:

causas da sindrome do intestino irritado

Quais são as causas da Síndrome do Intestino Irritável?

As causas da Síndrome do Intestino Irritado ainda não são completamente compreendidas, mas sabe-se que há vários fatores que podem desencadear os sintomas. Entre as causas possíveis, estão:

  • Alterações na motilidade do intestino: o intestino pode se mover mais lentamente ou mais rapidamente do que o normal, causando sintomas como constipação ou diarreia.
  • Sensibilidade do intestino: algumas pessoas têm um intestino mais sensível do que outras, e podem ser afetadas por estímulos que não causariam sintomas em outras pessoas.
  • Estresse: o estresse pode afetar o funcionamento do intestino, causando sintomas como dor abdominal e constipação.
  • Alimentação: certos alimentos podem desencadear os sintomas da SII em algumas pessoas, incluindo alimentos ricos em gordura, cafeína, álcool e produtos lácteos
sintomas da sindrome do intestino irritado

Os  sintomas da Síndrome do Intestino Irritável:

A Síndrome do intestino Irritado não causa alterações no tecido intestinal nem aumenta o risco de câncer colorretal. Não é uma ameaça à vida, e não o torna mais propenso a ter outras condições do cólon, como colite ulcerosa, doença de Crohn. Mas a SII pode ser um problema de longa duração que muda a forma como vive a sua vida.

As pessoas com Intestino Irritável podem faltar ao trabalho ou à escola com mais frequência, e podem sentir-se menos capazes de participar nas atividades diárias. Algumas pessoas podem precisar de mudar o seu ambiente de trabalho: mudar para trabalhar em casa, mudar de horário, ou mesmo não trabalhar.

A SII afeta entre 25 e 45 milhões de americanos. A maioria deles são mulheres. As pessoas são mais propensas a contrair a doença no final da adolescência até o início dos 40 anos.

Os sintomas mais comuns são:

Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir:

  • Dor abdominal: geralmente é descrita como uma dor tipo cólica, que pode ser aliviada após a evacuação.

  • Inchaço: a sensação de estar inchado ou cheio de gás é um sintoma comum da SII.

  • Constipação: dificuldade para evacuar ou fezes duras e secas.

  • Diarreia: fezes soltas ou diarreia frequente.

  • Sensação de esvaziamento incompleto: a sensação de que ainda há fezes no intestino, mesmo após a evacuação.

  • Muco ou catarro nas fezes

exames para sindrome do intestino irritado

Os exames para a Síndrome do Intestino Irritado são:

Não existem testes laboratoriais específicos que possam diagnosticar a SII. 

O seu médico vai ver se os seus sintomas correspondem à definição de Intestino Irritável, e pode fazer testes para descartar doenças como:

  • Alergias ou intolerâncias alimentares, tais como intolerância à lactose e maus hábitos alimentares
  • Medicamentos como remédios para hipertensão arterial, ferro e certos antiácidos
  • Infecção
  • Deficiências enzimáticas onde o pâncreas não libera enzimas suficientes para digerir ou decompor adequadamente os alimentos.
  • Doenças inflamatórias intestinais como colite ulcerosa ou doença de Crohn

 

O seu médico pode fazer alguns dos seguintes testes para decidir se tem Intestino Irritável:

  • Sigmoidoscopia flexível ou colonoscopia para procurar sinais de bloqueio ou inflamação nos seus intestinos
  • Endoscopia superior se tiver azia ou indigestão
  • Raios-X
  • Exames de sangue para procurar anemia (poucos glóbulos vermelhos), problemas de tireóide e sinais de infecção
  • Testes de fezes para sangue ou infecções
  • Testes de intolerância à lactose, alergia ao glúten ou doença celíaca
tratamento sindrome do intestino irritado

Tratamento para a Síndrome do Intestino Irritado:

O tratamento da Síndrome do Intestino Irritado pode incluir mudanças na dieta, medicamentos e terapias comportamentais. Algumas opções de tratamento incluem:

  • Mudanças na dieta: evitar alimentos que desencadeiam os sintomas da SII, como os ricos em gordura, cafeína, álcool e produtos lácteos, pode ajudar a reduzir os sintomas. Também é importante manter uma dieta equilibrada e rica em fibras.

  • Medicamentos: existem vários tipos de medicamentos que podem ser usados para tratar a SII, incluindo laxantes, antidiarreicos e antiespasmódicos.

  • Terapias comportamentais: terapias como a terapia cognitivo-comportamental e a hipnoterapia podem ajudar a reduzir os sintomas da SII.

  • Exercícios: prática de exercícios físicos regulares pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a motilidade intestinal, o que pode ajudar a controlar os sintomas da SII.

gases sindrome do intestino irritado
A seguir vamos comentar mais detalhadamente os tratamentos para a síndrome do intestino irritado:

1 - Voltar a ter uma vida normal

Atualmente existe remédios que acabam com todos os sintomas da síndrome do intestino irritado.

Mesmo se você tiver dor, má digestão, muitos gases, diarréia ou intestino preso, os medicamentos conseguem acabar com os sintomas e você pode voltar a ter uma vida normal. Você pode conseguir inclusive comer qualquer coisa sem sentir nada.

Em alguns tratamentos são utilizados remédios paliativos, que não tratam a doença. Hoje, porém, existem medicamentos melhores que atuam na causa do problema e melhoram – e muito – todos os incômodos da síndrome.

Mas para realmente melhorar com o tratamento correto você precisa, muitas vezes, consultar com um especialista no assunto.

remedio sindrome do intestino irritado

Os medicamentos são uma maneira adicional ou alternativa de tratar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado. O medicamento é escolhido com base nos sintomas que são mais problemáticos.

 

a) Neuromoduladores

Medicamentos chamados Neuromoduladores são os principais medicamentos para tratar os sintomas da SII. Esses medicamentos Neuromoduladores também são usados para tratamento de ansiedade e até depressão. 

Porém, no caso do tratamento para a Síndrome do Intestino Irritável os esses medicamentos não são utilizados como antidepressivos

Esses medicamentos tem a capacidade de atuar na inervação do intestino regulando o funcionamento e diminuindo as dores e os outros sintomas. 

São exemplos de Neuromoduladores utilizados para tratamento da SII: Amitriptilina, Escitalopram, Bupropiona, Desvenlafaxina.

 

b) Antidiarreicos

Os medicamentos antidiarreicos podem reduzir diarréia por inibir os músculos do intestino. Nos paciente que tem um padrão de Diarréia mais frequente os medicamentos antidiarreicos podem ser usados, na maioria das vezes associados aos Neuromoduladores, para diminuir o número de evacuações.

 

c) Laxantes

Alguns laxantes específicos podem auxiliar o tratamento nos pacientes que tem um padrão de Constipação mais frequente. Geralmente os  laxantes e as fibras podem diminuir a consistência das fezes de indivíduos que estão constipados facilitando a evacuação.

Somente o médico pode lhe prescrever o melhor medicamento para o seu caso.

ansiedade sindrome do intestino irritado

2 - Reduzir o estresse

O estresse piora os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado (SII) apenas como ele piora os sintomas da maioria das outras doenças.

No entanto, a redução do estresse é uma abordagem importante para melhorar os sintomas da SII.

Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado podem causar estresse, o que, por sua vez, pioram os sintomas, promovendo um ciclo vicioso.

3 - Evitar fatores que agravam o Intestino Irritável:

É importante identificar todos os fatores que agravam os sintomas do Síndrome do Intestino Irritado, quer se trate de certas atividades, certos alimentos ou alguns medicamentos.

Nenhum alimento específico tem sido associado à SII. Portanto, não existe “dieta da Síndrome do Intestino Irritável”.

No entanto, pode valer a pena manter um diário alimentar para que você possa identificar os alimentos que estão associados com o agravamento dos seus sintomas. Esses alimentos então, devem ser evitados.

dieta sindrome do intestino irritado

4 - Dieta para Síndrome do Intestino Irritado:

Fazendo o tratamento correto é possível ficar livre de qualquer sintoma da Síndrome do Intestino Irritado sem precisar fazer nenhuma dieta específica. Basta tomar os medicamentos certos e então você poderá ter uma vida normal novamente e poderar comer normalmente com antes.

Mas, para quem ainda não fez o tratamento correto, alguns alimentos podem agravar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado porque eles alteram a função dos músculos intestinais.

A cafeína, por exemplo, pode estimular a contração muscular. Alimentos gordurosos, por outro lado, podem reduzir a atividade muscular.

Às vezes, certas intolerâncias alimentares como à lactose ou à frutose podem agravar os sintomas da SII.

Embora estas intolerâncias não sejam a causa do intestino Irritado a eliminação desses alimentos podem melhorar os sintomas antes do tratamento correto.

1 – Experimente comer fibras:

Ingerir fibras pode ser uma bênção para você. Embora ela ajude a reduzir a constipação, ela também pode piorar os gases e as cólicas.

A melhor abordagem é lentamente aumentar a quantidade de fibra em sua dieta ao longo de algumas semanas.

Exemplos de alimentos que contêm fibras são grãos integrais, frutas, legumes e feijão. Se os seus sinais e sintomas permanecem os mesmos ou piorarem, informe o seu médico.

Você também pode se orientar com um nutricionista. Algumas pessoas preferem limitar o consumo de fibra dietética e tomar um suplemento de fibra, que provoca menos gases e inchaço.

Se você tomar um suplemento de fibra, certifique-se de introduzi-lo lentamente e beber muita água todos os dias para reduzir os gases, inchaço e constipação.

Se você achar que tomar fibra melhora seus sintomas, procure usá-la de forma regular para obter melhores resultados.

 

2 – Evite alimentos problemáticos:

Se certos alimentos pioram seus sinais e sintomas, evite comê-los.

Estes alimentos costumam ser álcool, chocolate, bebidas com cafeína, como café e refrigerantes, medicamentos que contêm cafeína, produtos lácteos e adoçantes sem açúcar como sorbitol ou manitol.

Se o gás é um problema para você, os alimentos que podem piorar os sintomas incluem feijão, repolho, couve-flor e brócolis.

Alimentos gordurosos também pode ser um problema para algumas pessoas.

Mascar gomas ou ingerir bebidas gasosas pode aumentar os gases intestinais.

 

3 – Comer em horários regulares:

Não pule refeições. Comer sempre na mesma hora ajuda a regular a função intestinal.

Se você tem diarreia, comer refeições pequenas e frequentes pode fazer você se sentir melhor.

Mas se você estiver constipado, comer quantidades maiores de alimentos ricos em fibras pode ajudar a mover alimentos através de seus intestinos.

 

4 – Tome cuidado com produtos lácteos: 

Se você é intolerante à lactose, tente substituir o leite por iogurte. Ou use um produto enzimático para ajudar a quebrar a lactose.

Consumir pequenas quantidades de produtos lácteos ou combiná-los com outros alimentos também pode ajudar.

Em alguns casos, porém, você pode precisar parar de comer alimentos lácteos completamente.

Se assim for, certifique-se de obter proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B de outras fontes.

 

5 – Beba bastante líquido: Tente beber bastante líquido todos os dias.

A água é melhor. Álcool e bebidas que contêm cafeína estimulam seus intestinos e podem piorar a diarreia.

Faça o tratamento correto e você poderá comer novamente como comia antes e terá muito mais qualidade de vida!

probiotico sindrome do intestino irritado

5 - Probióticos e sindrome intestino irritado

Os probióticos são frequentemente utilizados para tratar os sintomas da SII, porém, existem poucos estudos mostrando os benefícios.

Os probióticos são geralmente seguros, então há pouco perigo em experimentá-los.

Tomar probióticos pode aliviar um pouco dos sintomas da síndrome do intestino irritado. Mas, atualmente existe um tratamento mais eficaz em que não é necessário fazer uso de probióticos para acabar com os sintomas.

Agende uma consulta agora com o Dr Quelson Coelho:

6 - Tratamento psicológico para Intestino Irritado

Uma vez que o estresse piora a Síndrome do Intestino Irritado, vale a pena tentar a redução do estresse por qualquer meio possível.

Uma dessas estratégias é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de psicoterapia.

A terapia cognitivo-comportamental pode reduzir o estresse e aliviar os sintomas associados à SII (veja mais em Mara Aune Psicóloga).

7 - Atividade física para Síndrome do Intestino Irritado

O exercício é um redutor do estresse, e pode ser usado para diminuir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado.

Como isso funciona não está claro, mas não é preciso fazer exercícios vigorosos para sentir uma melhora nos sintomas.

Antes de entrar em qualquer programa de exercícios, no entanto, você deve consultar o seu médico.

 

Quando os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são leves, eles não interferem com as atividades da vida diária.

Quando eles são graves porém, podem limitar as atividades por causa da dor ou da necessidade de ir ao banheiro.

Pacientes com Intestino Irritado e diarreia precisam estar constantemente cientes da localização do banheiro mais próximo.

Os pacientes podem até mesmo evitar sair de casa para evitar o constrangimento de ir ao banheiro frequentemente.

 

 

Síndrome do Intestino Irritável: prognóstico a longo prazo

Síndrome do Intestino Irritável é uma condição de longo prazo (ou crônica).

É marcada por períodos de piora dos sintomas (exacerbações) e períodos de melhora dos sintomas (remissões).

Às vezes é possível descobrir gatilhos emocionais ou físicos para desencadear as exacerbações.

Se assim for, tente eliminar esses gatilhos. Em geral, ao longo do tempo, os sintomas da SII não pioram nem progridem para condições mais graves, como a doença inflamatória intestinal ou câncer.

Agende a sua consulta agora!

 

Leia também:

 

Fonte:

Síndrome do intestino irritável

https://www.tuasaude.com/sindrome-do-intestino-irritavel/

 

 

 

Respostas de 7

  1. Doutor boa noite.Sempre tive constipação.Mas era mas tranquilo.So que quando alimentava com alimentos lácteos leite bolo etc.TOdos derivados que contém glúten lactose.Mas peguei a COVID em maio de 2022 tomando remédio fiquei com intestino muito preso.Tomei vários lachantes.Mas desde de maio fico com muita dor diarreia vontade de vacuar toda hora.Ja fui no hospital duas vezes fizeram tomografia do abdome e graças a Deus esta tudo bem a diverticulite não estava inflamada.Tem problema de tireoide três nódulos.Mas pior é a dor perto do cóccix no reto.e cólicas e dói perto da virilha.do lado direito.Sou alérgica demais a remédio corante peixe de várias espécies.A iodo.Tenho bronquite asmática.Ate pouco tempo eu me sentia forte trabalhava fazendo serviços em casa.Depois de maio com a COVID tudo me Trans formou.Tambem senti que com as vacinas da COVID e a vacina da gripe tbm mexeu muito comigo.Doutor o Senhor atende a onde?Espero que o Senhor tenha paciência para ler esse relatório.Fica com Deus.abraco.

  2. Meu marido direito ,tipo de 15 em 15 dias , principalmente quando está estressado ele .esta dando muita diarréia com cólica abdominal ,vc acha que.pode ser esse problema?

  3. Boa Noite Dr.
    Tenho SII a muito tempo sofro muito estou tomando Sillif e também tomo Para depressão Pondera XR 12,5 e Doraren 50mg
    Má ainda sinto desconforto e normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *